domingo, 15 de agosto de 2010

A adoração da arte

Esses dias, em uma conversa com uma psicóloga, ela me disse que a adoração da arte vem da identificação do espectador com a mensagem que o artista quis transmitir. Bom, deve ser por isso que não consigo admirar artes muito abstratas. Não sei interpretá-las, sou muito literal. Foi aí que me ocorreu a lembrança do quanto admiro Los Hermanos [aliás, lembrei agora que sonhei que alguém que eu gostava bastante (não lembro quem - sonhos são assim) tinha me dito que odiava Los Hermanos, e aquilo me decepcionou bastante], e percebi exatamente o porquê dessa adoração. Há muitos anos já me identificava com a música "De onde vem a calma" principalmente com o trecho a seguir:

De onde vem a calma daquele cara?
Ele não sabe ser melhor, viu?
Como não entende de ser valente?
Ele não saber ser mais viril
Ele não sabe não, viu?
Às vezes dá como um frio
É o mundo que anda hostil

O mundo todo é hostil

De onde vem o jeito tão sem defeito?
Que esse rapaz consegue fingir
Olha esse sorriso tão indeciso
Tá se exibindo pra solidão
Não vão embora daqui
Eu sou o que vocês são
Não solta da minha mão


O Marcelo Camelo conseguiu expressar o que eu sentia. Conseguiu me definir (obviamente não foi feita para mim, mas eu me identifiquei), coisa que eu não tinha conseguido ainda. Creio que hoje já tenha encontrado a minha essência. E a terapia me ajudou com isso, e não só com isso, tive algumas atitudes nos últimos meses que finalmente posso chamar de atitude, até então eu era levado pela maré. Agora não, agora sei o que quero, sei o que sou, e então ouvi outra música deles que me chamou muita atenção "Primeiro andar":


Já vou, será
eu quero ver
o mundo eu sei
não é esse lá


por onde andar
eu começo por onde a estrada vai
e nao culpo a cidade, o pai


vou lá, andar
e o que eu vou ver
eu sei lá


não faz disso esse drama essa dor
é que a sorte é preciso tirar pra ter
perigo é eu me esconder em você
e quando eu vou voltar, quem vai saber


se alguem numa curva me convidar
eu vou lá
que andar é reconhecer
olhar


eu preciso andar
um caminho só



Eu sou literal, preciso de explicações, preciso de sentido (posso notar isso em todos os projetos, conversas, atividades, etc que participo). A abstração não me diz muita coisa. E o que não me diz nada, não me interessa. Mesmo sendo falha de interpretação minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário