quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A lei é igual para todos?

Aos que moram no Brasil, a pergunta do título é meramente retórica. Sabemos que não.

No final de semana passado, fui à praia com alguns amigos e entrei em um acalorado debate mais ou menos sobre o assunto acima. Não tenho noção de quantas vezes já desrespeitei a lei, porém a minha percepção de mundo está mudando. E estou começando a levar mais em consideração a responsabilidade que temos perante nossas escolhas.

Beber e dirigir é crime. Agora, tu que tem escolaridade, fez direito, ou conhece alguém que fez, já ouviu falar a clássica frase "ninguém é obrigado a produzir prova contra si mesmo" (e variações). Agora me diz, bebeu, dirigiu, a lei diz que é crime, é justo não querer fazer o bafômetro? Não sei, conforme falei - e até muito mais influenciado pelas crenças que tenho -, não acho "honesto" não querer fazer o teste para verificar a quantidade de álcool no sangue.

Vou omitir algumas outras opiniões, para não estender muito um post tão ideológico.

Adaptando George Orwell, a lei é igual para todos, mas ela é mais igual para uns do que para outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário